Na busca por expandir a sua carteira de clientes e aproveitando um cenário propício, a CPFL Brasil acrescentou ao seu pacote de serviços a gestão de energia. De acordo com Daniel Marrocos, diretor de mercado da comercializadora, com esse novo serviço o cliente vai ter um acompanhamento maior de temas como a variação dos preços, o cenário energético e questões regulatórias do setor. A intenção é estar mais perto dele, oferecendo produtos mais próximos da sua realidade. "Nosso serviço sempre foi muito focado no operacional e avançamos mais. É o consumidor com uma gama maior de serviços associados a contratação de energia", explica.
Ele conta que os clientes terão acesso a um espaço exclusivo no site da comercializadora em que será possível acompanhar por meio de gráficos o consumo de energia, ver faturas, ter acesso a arquivos para download e fazer as simulações necessárias para o mercado livre de modo mais prático."Ele vai poder usar essa informação junto a sua diretoria, fazer análises e pode fazer uma gestão melhor", avisa. A novidade também envolve representação junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, consultoria sobre o setor, análises sobre balanços energéticos preço da energia e oferta de relatórios de mercado. A ferramenta disponível no site também permite atender os geradores de energia com contratos de gestão com a CPFL Brasil.
O atual momento econômico também é visto como motivador para a migração de clientes para o mercado livre ou conquistar mais agentes que já operam no ACL. Se por um lado a demanda de energia vem caindo, o preço da energia no mercado cativo teve um grande aumento, o que acabou interferindo na status quo para alguns tipos de consumidores cativos, que não viam esses custos no topo das suas listas. "Empresas em que os custos com energia estavam em sétimo ou oitavo lugar passaram para o terceiro ou quarto", observa Marrocos.
Movimentos como eficiência energética e a geração distribuída, capazes de proporcionar grandes impactos na gestão da energia, também entram no escopo da comercializadora. Outro ponto que o executivo coloca como parte da estratégia de expansão da CPFL Brasil é o trabalho de preparação realizado com os especialistas da empresa, de maneira que eles sejam mais assertivos e estejam sempre junto dos clientes. "A intenção é criar um relacionamento mais próximo, para que possam dar um suporte mais diferenciado", avisa.
Apesar do serviço de gestão atender a todos os segmentos, ele se ajusta muito aos consumidores incentivados. A classe não tem uma grande expertise no setor de energia. Sem estruturas administrativas próprias para o assunto e com a contratação do serviço, ficariam liberadas para atuar no seu negócio principal, deixando a gestão estratégica para a CPFL Brasil. “Isso acaba sendo um facilitador para ela operar no mercado livre”, lembra Marrocos.
Na abordagem aos clientes, o diretor revela que ainda há muitas dúvidas sobre o mercado livre e o setor elétrico, principalmente naqueles que ainda não atuam no ACL, o que reforça a adoção do suporte em gestão de energia. Mesmo os que já estão no ACL possuem muitas dificuldades em operar no mercado. “As regras têm um grau de mudança frequente, o que requer um cuidado no atendimento delas", aponta.