O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social certificou a turbina G114-2.0 MW e a sua versão 2.1 MW, da fabricante de aerogeradores Gamesa no Finame, que estipula uma série de requisitos de conteúdo local para as fabricantes, de modo que fiquem qualificada para o acesso a linhas de crédito do banco.
A Gamesa vai montar o equipamento na sua fábrica de naceles na cidade de Camaçari, na Bahia, a partir de 2016. Em paralelo, ela trabalha com fornecedores locais para a fabricação de torres e pás. O primeiro pedido para a G114-2.0 MW no Brasil foi assinado no final de 2014 e, em menos de 18 meses, todas as suas partes já cumprem os requisitos do BNDES. A Gamesa já certificou a turbina MW G97-2.0 nos critérios do programa do banco.
De acordo com Edgar Corrochano, diretor geral da Gamesa no Brasil, o marco é resultado de um trabalho duro da empresa e mostra um compromisso de continuar investindo na produção de turbinas adaptadas às necessidades do mercado brasileiro. A turbina da Gamesa foi criada para dar mais potência a um custo menor em locais de baixa e média intensidade de ventos, particularmente adequado para algumas condições encontradas no Brasil. Os pedidos feitos para o produto, que deverão ser entregues nos próximos anos já ultrapassam 800 MW.