O município de Entre Rios do Oeste (PR), com uma população de 4 mil pessoas e mais de 130 mil suínos, poderá em breve se tornar a primeira cidade do Brasil totalmente abastecida por energia gerada a partir do biogás. O primeiro passo começa nesta sexta-feira,11, com um projeto-piloto que reúne 19 agricultores. Nessas propriedades, serão instalados biodigestores para o reaproveitamento de dejetos dos suínos. Em lugar de poluir rios e córregos, esses resíduos vão gerar energia e, por consequência, renda para os proprietários.

A capacidade de geração das 19 propriedades é de 0,5 MW, conforme estipulado pela Copel, que se uniu ao Centro Internacional de Energias Renováveis no projeto. A produção seria suficiente, por exemplo, para atender todo o consumo de energia da Prefeitura e órgãos públicos do município. Com o diagnóstico já levantado, agora só falta a elaboração dos projetos de engenharia de execução. A previsão é que eles fiquem prontos em dois a três meses e sejam imediatamente implementados. O investimento é de R$ 17 milhões. O biogasoduto terá 22 quilômetros. O projeto inclui ainda a construção de uma refinaria de filtragem e uma microcentral termelétrica de 480 kW. No futuro, a ideia é expandir para todas as propriedades do município, o que permitirá atender toda a demanda de eletricidade de Entre Rios do Oeste.

Na cidade de Marechal Cândido Rondon, na mesma região, outras 34 propriedades têm um projeto semelhante, desenvolvido pela Itaipu Binacional, Prefeitura e outros parceiros na microbacia do Ajuricaba. A energia gerada pelo biogás abastece as próprias propriedades agrícolas.