A Cesp projeta que a nova operadora das UHEs Ilha Solteira e Jupiá, a China Three Gorges, deverá assumir os ativos já em 1º de janeiro. A estatal paulista, que vem operando as duas centrais desde o final do contrato de concessão, espera até o final do mês para verificar como ficará a situação dos 268 trabalhadores que atuam nas usinas que serão repassadas.
De acordo com o presidente executivo da Cesp, Mauro Arce, a empresa está fazendo consultas junto ao poder concedente como deverá ficar a situação desses trabalhadores, uma vez que a CLT não entende que há uma mudança de concessionário como a continuação de uma relação trabalhista. De acordo com o executivo, a empresa acredita que o correto seria a nova concessionária assumir esses trabalhadores como ocorreu com a UHE Três Irmãos.
“Estamos trabalhando na redução de custos e envolve pessoas e num momento difícil da economia brasileira. Estamos na direção de preservar esses postos, contudo não podemos discutir com o novo operador e por isso estamos verificando junto ao poder concedente como ficam essas posições”, comentou ele em encontro com analistas e investidores que foi realizado nesta quinta-feira, 10 de dezembro, na sede da empresa. “Os contratos deverão ser assinados até 30 de dezembro e em 1º de janeiro esse pessoal que ganhou a licitação teria que assumir”, acrescentou.
A perspectiva da Cesp é de ter seu quadro de funcionários reduzido em comparação ao que tinha em 2012. Em um momento anterior à MP 579 a companhia dispunha de um quadro de 1.290 empregados. A perspectiva é de encerrar 2015 com cerca de 860 pessoas, sendo que destas, 268 são das usinas relicitadas e mais 150 estão em uma condição classificada como ‘aposentável’, ou seja, já podem se desligar da empresa.