A agência de classificação de risco Fitch colocou em observação negativa na última terça-feira, 8 de dezembro, o Rating Nacional de Longo Prazo ‘A+ (bra)’ da Light S.A. e das subsidiárias Light Serviços de Eletricidade e Light Energia. A observação negativa reflete os desafios que o grupo terá nos próximos meses de refinanciar a sua dívida de curto prazo, dentro de um cenário de crédito restrito e de dificuldade econômica. A empresa anunciou no início do mês o cancelamento da venda de sua participação na Renova Energia, o que lhe daria US$ 250 milhões.
Segundo a Fitch, isso eliminou a flexibilidade que o grupo teria, caso a transação tivesse sido concluída com sucesso. A agência considera que a manutenção da estratégia de desinvestimentos será importante para que ela tenha êxito na melhora de seu perfil de liquidez e de sua estrutura de capital.
A retirada da observação negativa vai se apoiar no sucesso da rolagem das dívidas de curto prazo. No entanto, a agência poderá atribuir, em seguida, perspectiva negativa aos ratings corporativos, a fim de refletir os desafios que o grupo Light enfrenta para trazer sua alavancagem financeira a patamares mais conservadores e compatíveis com o rating atual, bem como melhorar os índices de cobertura da dívida de curto prazo de forma sustentável.