Em sua última reunião do ano, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico manteve em 0% o risco de qualquer déficit de energia nas regiões Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste. A avaliação tem como base as 82 séries do histórico de vazões e considera tanto o despacho de usinas termelétricas por ordem de mérito quanto o de térmicas com Custo Variável Unitário até R$600/MWh.

O CMSE também concluiu que o risco de faltar energia é 0% nas duas regiões, na simulação do desempenho do sistema pelas 2 mil series sintéticas de vazão, e considerando a operação de térmicas fora da ordem de mérito e o despacho de usinas com CVU até R$ 600/MWh.

Em nota divulgada após a reunião desta quarta-feira, 9 de dezembro, o Comitê afirma que "as condições de suprimento de energia do Sistema Interligado Nacional se mantiveram estáveis em relação ao mês anterior." Em novembro, destaca, predominaram chuvas acima da média no subsistema SE/CO, a exceção da bacia do Parnaíba.  

Nas duas regiões, o volume ficou 118% acima da Média de Longo Termo. No Nordeste, o índice ficou em 16%; no Sul, em 202%, no Norte, em 44%.