A AES Sul, no Rio Grande do Sul, ampliou a utilização de postes que causam menor impacto ambiental. Esses postes eram usados até agora apenas para sustentação das linhas de subtransmissão. Após vários ensaios elétricos, necessários para testar os resultados ambientais, a empresa iniciou a instalação de postes de Poliéster Reforçado com Fibra de Vidro, mais conhecidos como “postes de fibra de vidro”, também na rede de distribuição de energia elétrica.

Foram investidos R$ 3 milhões na implantação dos primeiros 798 postes, que têm uma coloração verde escura, com o intuito de se diferenciar das estruturas já existentes. Os novos postes estão sendo instalados por toda a área de concessão da AES Sul, com prioridade para locais de difícil acesso, como morros, terrenos alagadiços e locais com muita vegetação.

Os postes de fibra são altamente positivos para o meio ambiente, pois emitem menos gás carbônico que os de concreto em sua fabricação, além de destacarem-se pela qualidade do material reciclável e ecologicamente correto; longa vida útil com resistência à corrosão causada por chuvas e variações de temperatura; estruturas mais leves que proporcionam menos custos de logística, manutenção e instalação; melhor solução para o setor de distribuição de energia em regiões de difícil acesso e ambientes agressivos; não absorve água, e diversos outros benefícios.