Depois dos seguidos recordes de geração eólica no Nordeste e no montante produzido em todo o país, as usinas eólicas da região Sul alcançaram a maior marca já registrada. Segundo o Ministério de Minas e Energia, na última sexta-feira, 20 de novembro, a geração eólica na região alcançou 1.097 MW médios. Essa energia gerada pelos ventos na região Sul no dia é suficiente para abastecer aproximadamente 4,85 milhões de unidades consumidoras residenciais, com base no consumo médio de energia elétrica residencial de 5,5 kWh/dia.
Com a expansão da geração elétrica no Brasil privilegiando as fontes limpas e renováveis, a energia eólica vem batendo sucessivos recordes. No dia 2 de novembro, a geração eólica no Sistema Interligado Nacional chegou a 4.215 MW médios, superando os 3.921,5 MW médios gerados no dia 9 de agosto de 2015, e atingindo marca recorde. No mesmo dia, a geração eólica no Nordeste também registrou seu maior montante, com 3.198 MW médios gerados pelos ventos.
Para escoar ainda mais a energia produzida pelas usinas eólicas, foram concluídos na semana passada os testes de energização do segundo transformador, 230/138 kV de 100 MVA, da subestação Senhor do Bonfim II, da Chesf, localizada na Bahia, e da linha de transmissão 230 kV Igaporã II / Igaporã III, também da Chesf. Esta LT vai permitir o escoamento de geração proveniente de parques eólicos instalados na região.