O Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprovou sem restrições a operação envolvendo a General Electric e Ansaldo Energias. A negociação consistiu na venda pela GE de parte do negócio de turbinas a gás de alta potência da Alstom para a Ansaldo Energia. A Ansaldo é uma empresa italiana e não atua no Brasil. Ela é uma das maiores instaladoras de plantas de geração no mundo, com capacidade para implantar no modo turnkey projetos greenfield.
A operação foi uma das condições impostas pela comissão europeia para a aprovação da compra da Alstom Thermal Power- Renewable Power & Grid Business. Em setembro deste ano, a comissão determinou que houvesse o desinvestimento em determinadas tecnologias de turbinas a gás, ativos e atividades de serviços da Alstom, que fariam parte da operação de compra da fabricante francesa pela GE. A parte do negócio de turbinas a gás da Alstom que não está incluída no desinvestimento ficará com a GE.
No início do mês, a GE anunciou a conclusão da aquisição dos negócios de energia da Alstom após a aprovação regulatória da operação em mais de 20 países e regiões, incluindo a União Europeia, EUA, Brasil, China, Índia e Japão. Segundo a GE, essa foi a maior aquisição industrial da sua história.