A RGE concluiu a construção de uma nova linha de transmissão no Rio Grande do Sul. Com investimento de R$ 22,6 milhões, a LT, localizada entre o distrito de Lajeado Grande, no município de São Francisco de Paula, e a cidade de Vacaria, torna o sistema da RGE na região gaúcha de campos de cima da serra mais eficiente e atende a uma demanda histórica da comunidade de Vacaria.

Com a implantação do projeto, Vacaria passa a ter uma segunda fonte de fornecimento de energia elétrica da rede básica do Sistema Interligado Nacional. O empreendimento levou 36 meses para ser finalizado. Antes da obra, o município era dependente de uma única linha de transmissão, oriunda de Lagoa Vermelha e de responsabilidade de outra concessionária. Por ser um sistema antigo e composto por estruturas de madeira, eram frequentes as interrupções no fornecimento elétrico para a cidade.

Vacaria está localizada em uma região com alta incidência de descargas atmosféricas e temporais acompanhados de fortes rajadas de vento. A obra da RGE torna o sistema mais confiável e resistente às adversidades climáticas por ter sido construída com estruturas metálicas e tecnologia de ponta. A nova LT está em funcionamento desde setembro. Por estar ligada diretamente à subestação de Vacaria, a nova linha beneficia também consumidores das cidades de Bom Jesus, Campestre da Serra, Esmeralda, Ipê, Monte Alegre dos Campos e Muitos Capões. No total, mais de 40 mil consumidores serão beneficiados com a obra.