Na próxima quarta-feira, 18 de novembro, a Fundação Nacional da Qualidade realiza a cerimônia de entrega do Prêmio Nacional da Qualidade, que reconhece oito empresas brasileiras, sendo quatro do setor elétrico.

Na edição deste ano, a FNQ apresentou as novas formas de reconhecimento: Summa cum laude, que contempla as organizações premiadas que mantiveram o patamar de excelência por três anos consecutivos, e Magna cum laude, incorporado por empresas que apresentam patamares de excelência de premiadas por dois anos consecutivos. Em 2015, duas organizações foram contempladas nesta última categoria: a Eletronorte – Superintendência de Geração Hidráulica, no Pará, e a Embraer (SP).
 
Já na categoria Premiadas, a FNQ reconheceu a Brasal Refrigerantes (DF) e a Volvo Caminhões (PR). Como Finalista, considerada referência em muitas práticas de gestão, o PNQ contemplou a Cemar (MA). Além dessas, três organizações receberam o destaque por Critério: a AES Eletropaulo (SP), no Critério Processos; a Ampla (RJ), no Critério Sociedade; e o Senac (RS), no Critério Clientes.

De acordo com o presidente executivo da FNQ, Jairo Martins, em um ano de incerteza política e econômica, as organizações que se submeteram ao rígido processo do PNQ são exemplos para o país. A cerimônia de premiação será realizada no próximo dia 18, a partir das 17 horas, em São Paulo.