A CGTEE anunciou na semana passada Francisco Romário Wojcicki como presidente. Vindo do Ministério de Minas e Energia, substitui Sereno Chaise, que ingressou na empresa em 2003, como Diretor Financeiro, e desde 2006 exercia o cargo de Presidente.
Francisco Romário Wojcicki é gaúcho. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, especialização e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (MG) e mestrado em Gestão pela Escola Superior de Administração e Gerência. Engenheiro da Eletrosul desde 1983, atuou como secretário adjunto do MME nos últimos dez anos.
Segundo Romário, assegurar novos investimentos, participações em leilões futuros, expansão da empresa e ampliação do parque gerador, com estratégia, regras claras e efetivas, são fundamentais. Ele ressalta, ainda, o papel de destaque da geração termelétrica no fortalecimento da segurança do Sistema Interligado Nacional. “O cenário é favorável para que surjam novas oportunidades de expansão do nosso parque gerador e para uma maior participação do carvão na geração de base do Setor Elétrico Nacional, principalmente ao lembrarmos que o aproveitamento do potencial hidráulico existente no Brasil tende, nos próximos anos, ao seu limite”, completa.