A ReneSola está iniciando suas atividades no Brasil e traz soluções voltadas para a eficiência energética através de painéis fotovoltaicos e iluminação LED. O diferencial da companhia, de acordo com José Fernando Mendes, diretor-executivo da ReneSola Brasil, é a possibilidade de conjugar as duas tecnologias. O executivo diz que a empresa está otimista com o mercado brasileiro, que vem demandando esse tipo de solução. A expectativa é que já em 2016 a empresa consiga uma participação de 15% no mercado de energia fotovoltaica e de 5% no de iluminação LED.

Com matriz na China, a ReneSola aportou no Brasil no ano passado, mas iniciou as atividades comerciais no país apenas em junho deste ano com a venda de iluminação LED. No final de novembro, conta Mendes, a empresa vai ampliar seu portfólio de iluminação, contendo tanto lâmpadas como luminárias LED e também começará a comercializar sistemas de energia fotovoltaica.

A multinacional, fundada em 2005, iniciou as atividades na área de energia fotovoltaica e apenas há três anos entrou no mercado de iluminação LED. "A ReneSola entendeu que existia uma segunda oportunidade de negócios, de total sinergia com a primeira, de painéis fotovoltaicos, que era a parte de iluminação eficiente", comentou o executivo em entrevista à Agência CanalEnergia. A partir daí, a empresa passou a oferecer tanto soluções de iluminação LED, com instalações em indústrias, escritórios, hotéis, shoppings, entre outros, como também a implantação dos sistemas fotovoltaicos.

"Trocando pela iluminação LED, pode-se ter uma economia de até 85% da iluminação convencional e essa é a sequência natural, reduzir o consumo de energia com sistemas LED e aí implantar sistemas fotovoltaicos", explicou Mendes. Inicialmente, o foco da empresa será na geração distribuída, mas já existe a ideia de fazer parcerias com empresas integradoras e de engenharia envolvidas nos leilões promovidos pelo governo. "Numa segunda etapa também vamos participar da geração centralizada", conta.

O executivo avalia que o Brasil está numa fase de transição na parte de iluminação LED, com um crescimento importante. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia está implementando agora o processo de certificação compulsória e, segundo Mendes, pelo cronograma do Inmetro, todas as lâmpadas LED comercializadas no mercado brasileiro terão que passar por um processo de certificação e serem aprovadas pelo órgão. "Isso significa que naturalmente vai haver uma transição de mercado. Os produtos que vão ser comercializados a partir de então serão mais seguros, eficientes e a competição será mais justa em todo o mercado", analisa. Ele afirma ainda que os painéis fotovoltaicos já são obrigados a passar pelo processo de certificação compulsória, o que garante um nível mínimo de eficiência e segurança, beneficiando o consumidor.

A ReneSola foi listada na Bolsa de Valores de Nova York em 2008 e está posicionada entre as cinco principais companhia do mercado global de painéis fotovoltaicos. A empresa pretende faturar, até o fim deste ano, US$ 1,8 bilhão.