A CEB Distribuição calcula ter recuperado R$ 5 milhões com ações de combate ao furto de energia, entre agosto e outubro deste ano. Foram flagradas nesse período 223 unidades consumidoras com medidores adulterados ou fraudes para desviar energia da medição.
Em nota, a CEB informa que a regularização da situação dessas unidades consumidoras deve gerar em torno de R$ 6 milhões em faturamento para a empresa nos próximos 12 meses, considerando apenas os clientes já autuados. Foram inspecionadas 814 unidades consumidoras. O nível de perdas comerciais provocadas por ligações irregulares e fraudes nos medidores chega a 4,22% da energia comprada pela distribuidora que atende o Distrito Federal. A maior parte das ocorrências nos ultimos três meses foi constatada por técnicos da companhia em supermercados, panificadoras, açougues, distribuidoras de bebidas e postos de combustíveis.
O aumento do número de autuações aconteceu quando a CEB ampliou a fiscalização, que antes era feita praticamente em horário comercial, nos fins de semana. O trabalho esta concentrado em estabelecimentos comerciais com registro repentino de queda de consumo. Os equipamentos com indícios de adulteração são substituidos pela empresa e levados para avaliação em laboratório.