A CEEE Distribuição concluiu na manhã da última segunda-feira, 2 de novembro, as obras da linha de transmissão que abastece a subestação da cidade gaúcha de São Lourenço do Sul. A LT é um empreendimento que aumenta a capacidade de transmissão de energia elétrica, reduz desligamentos imprevistos e melhora os níveis de tensão do fornecimento de energia elétrica aos clientes da própria cidade e do município de Turuçu.

Para a realização das obras, a CEEE contou com um contingente de cento e vinte técnicos de Porto Alegre, Camaquã e São Lourenço, além de veículos especiais, como caminhões equipados com guindastes hidráulicos e cestos aéreos, tratores, camionetes e veículos tracionados para poder chegar aos locais de difícil acesso por onde passam alguns trechos da linha.

A nova LT, de 69 kV, cujo traçado passa ao lado da antiga, é uma obra que amplia a capacidade de atendimento, proporcionando o fornecimento de energia elétrica de forma mais eficiente, o que melhora significativamente as atuais condições. O investimento na obra chegou a R$ 11 milhões e vai beneficiar 48 mil habitantes dos municípios de São Lourenço do Sul e Turuçu. A companhia aproveitou o desligamento e realizou manutenções preventivas nas subestações de Camaquã 1 e São Lourenço do Sul e em diversas redes de alta tensão (alimentadores). Em São Lourenço, foram trocados mais de vinte postes, instalados transformadores e ramais de ligação.

O diretor de distribuição da empresa, Julio Hofer, salienta que, além da nova linha de transmissão, a empresa vem investindo no fornecimento de energia elétrica na região e cita a conclusão da duplicação da capacidade da subestação de São Lourenço do Sul, em fevereiro de 2012, programada para atender o crescimento do mercado na região. Os novos equipamentos foram colocados no mesmo terreno da atual e são compostos por um transformador de 25 MVA, que duplicou a capacidade do anterior e trouxe maior confiabilidade ao abastecimento de energia, além de favorecer a expansão dos setores produtivos da região.

Para a ampliação da subestação, a CEEE Distribuição investiu R$ 6,5 milhões. Hofer acrescenta que, nesta etapa, foram instalados novos alimentadores para atender as áreas urbanas e rurais. Segundo ele, a partir deste trabalho, a energia que vai chegar em São Lourenço do Sul e Turuçu será mais confiável e os desligamentos serão reduzidos. A nova linha e subestação vão possibilitar a automação e consequente redução da duração das interrupções imprevistas, pois permite o monitoramento à distância, assim como a realização de manobras pelo centro de operações da empresa, localizado em Porto Alegre.