O Global Sustainable Electricity Partnership, que reúne as maiores empresas de energia elétrica do mundo, publicou em outubro o relatório “Powering Innovation for a Sustainable Future”, com o objetivo de influenciar formadores de opinião e os responsáveis pela formulação do acordo do clima a ser discutido na COP 21, em dezembro, em Paris. O trabalho é desenvolvido desde 2014.
Em carta aberta, os executivos do GSEP afirmam que a eletricidade vai estar no centro da resposta ao desafio climático. A energia elétrica com baixas emissões de carbono (foco principal das empresas participantes do GSEP) é a melhor forma para abastecer mais de dois bilhões de pessoas ao redor do mundo, cujo acesso a esta forma de energia é precário ou inexistente, além de ser o elemento chave na busca por todos os países da meta de elevação máxima da temperatura média global em 2ºC em 2100. O relatório também esclarece que a produção, transmissão e distribuição de energia elétrica devem se dar com a utilização de todas as fontes primárias, sendo que a melhor adaptação entre novas tecnologias e as já existentes irá variar de país para país, que devem aproveitar sua vocação energética da forma mais otimizada e eficiente.
A Eletrobras teve participação na elaboração do relatório, que foi, em sua maior parte, produzido durante o período em que a companhia exerceu a presidência do GSEP (2014-2015). Para acessar o documento, clique aqui.