Nota da Redação: Ao contrário do noticiado anteriormente (22 de outubro de 2015), baseado em informações repassadas pela empresa, o estudo não foi realizado pela Universidade Federal do Ceará, mas por um estudante da Universidade Federal Rural do Semi-Árido do Rio Grande do Norte, e analisou a produção de todos os parques eólicos do Brasil. Veja abaixo a matéria corrigida.

————————–

Um estudo realizado pelo estudante de engenharia da  Universidade Federal Rural do Semi-Árido do Rio Grande do Norte, Felipe de Freitas, mostrou que o Parque Eólico Eurus II da Atlantic Energias Renováveis, localizado no Rio Grande do Norte, atingiu a maior média mensal de fator de capacidade do setor eólico no país em agosto passado, chegando a 78,11%. O estudante analisa mensalmente a geração de todos os parques eólicos do Brasil, publicando os vinte parques com maior produção no mês de agosto de 2015. O Renascença V, outro parque eólico da Atlantic no Estado potiguar, ficou em nono lugar na lista, com uma média de 75,17% de fator de capacidade.

Dados os fortes padrões de vento nesta época do ano, os parques devem alcançar índices de FC semelhantes até dezembro. O acompanhamento do Operador Nacional do Sistema Elétrico mostra um fator de capacidade bastante alto dos projetos da Atlantic quando comparados com parques vizinhos na região de João Câmara (RN).