Os agentes associados à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica aprovaram na última quinta-feira, 29 de outubro, na 61ª Assembleia Geral Extraordinária, o orçamento para o exercício de 2016, no valor de R$ 145,3 milhões. O montante reflete a manutenção do orçamento aprovado para 2015. Estiveram presentes no evento, realizado em São Paulo (SP), 808 agentes, o correspondente a 63,3% dos votos válidos.

Os agentes seguiram a sugestão da CCEE e retiraram de pauta os temas ligados aos projetos de Liquidação Centralizada do Ambiente de Contratação Regulada e de estudo da Contabilização Semanal do Mercado de Curto Prazo. A ideia era aprofundar a análise e discussão destes assuntos para uma eventual apreciação futura da assembleia.

Durante a Assembleia, o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Rui Altieri, também apresentou o Panorama de 2015 com os desafios e realizações da instituição ao longo do ano, além de compartilhar a agenda da CCEE para 2016, que contempla estudar a redução do calendário operacional da contabilização e liquidação do MCP, novas metodologias de garantias financeiras, o desenvolvimento do Mecanismo de Compensação de Sobras e Déficits de Energia Nova, a flexibilização da medição e o incremento da micro e minigeração no mercado livre, além de ampliar a segurança de mercado.