A Santo Antônio Energia iniciará as atividades em seu Centro de Qualificação Operacional no dia 26 de novembro. O destaque é a implantação do primeiro simulador de operação de usinas que entrará em operação no país. O projeto foi desenvolvido pela Santo Antônio Energia e está no âmbito do programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica. De acordo com a concessionária da usina localizada no rio Madeira (RO), o investimento realizado neste centro foi de R$ 5,5 milhões e seu desenvolvimento demandou um prazo de 32 meses.
O simulador funcionará dentro da própria UHE Santo Antônio (RO, 3.568 MW) com a promessa de proporcionar aos profissionais em treinamento a vivência de situações rotineiras e críticas no dia-a-dia da operação da usina em ambiente virtual, dinâmico e interativo. Antes do simulador, a atividade de capacitação e aperfeiçoamento do operador compreendia a formação teórica, cujo aprendizado prático se dava no cotidiano da usina e com o enfrentamento de situações reais, o que poderia colocar em risco a eficiência da central de geração ou até mesmo o desempenho do setor elétrico.
A partir do mês que vem, quando entrar em operação, o simulador oferecerá situações em um ambiente paralelo e idêntico ao da usina. Assim, diz a empresa, o operador estará preparado antecipadamente para resolver problemas com eficácia que possam ocorrer na vida real da UHE.
Além de simular a operação da usina, o equipamento permite criar situações enfrentadas no sistema elétrico. São cenários de contingências operacionais que poderão algum dia serem efetivamente enfrentadas pelos operadores e são criados por meio de um sistema que reproduz virtualmente o funcionamento dos equipamentos principais e auxiliares da usina. São três situações distintas: normal, urgência e emergência, garantindo assim não apenas o funcionamento da UHE mas também a segurança das pessoas e dos equipamentos, padronizando técnicas operativas que passam a fazer parte dos procedimentos.