Uma parceria entre a Sunlution, empresa de geração solar e a fabricante e desenvolvedora de soluções solares térmicas fotovoltaicas E2Solar vai trazer ao mercado um coletor solar híbrido, capaz de gerar energia e aquecer água. O equipamento vai captar os raios solares e gerar energia para aquecer torneiras, chuveiros e piscinas. Já a produção de energia vem através de placas metálicas de dimensões de 2m x 0,80 (1,60 m²), com 140 Wp. De acordo com Orestes Gonçalves, diretor da Sunlution, a ideia é oferecer o produto, que ainda não tem nome, para todo o mercado, ainda este ano.
Como potenciais compradores, o diretor vê clubes, indústrias e comércios. Segundo ele, o produto vai ser o único no mercado composto por filmes finos. Este tipo de filme tem no peso o seu diferencial. Ele pesa 3 kg/ m2, ao contrário do painel rígido, que sem estrutura pesa 17 kg e com uma estrutura pesa cerca de 25 kg. "Temos um filme muito leve, o que não demanda nenhum reforço de estrutura de telhado ou qualquer outra", avisa Gonçalves. Ainda segundo ele, por ser leve, esse filme se adapta bem em qualquer ambiente ou relevo, o que pode se uma vantagem competitiva marcante.
O coletor, que quase não registra perda de eficiência térmica no processo, ainda não foi apresentado ao mercado. Mas Gonçalves acredita em uma boa performance, já que além do peso e de sua própria funcionalidade, outra vantagem que o equipamento vai ter em relação aos tradicionais é a de que sua instalação não demanda nenhum tipo de perfuração. "Não há risco de haver uma água entrando, ele é colado", avisa.
Outro projeto que a Sunlution está participando é o que vai dotar o reservatório da usina hidrelétrica de Sobradinho de placas solares. Ele é desenvolvido em parceria com a Chesf com recursos oriundos do Programa de Pesquisa & Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica. A Sunlution também já atuou instalando painéis fotovoltaicos para as coberturas da Praça de Pedágio em Mairiporã (SP) da rodovia Fernão Dias. Já a E2Solar teve forte atuação oferecendo produtos específicos no setor de Habitação de Interesse Social, já tendo fornecido para mais de 15 mil unidades do Programa Minha Casa Minha Vida.