A Agência Nacional de Energia Elétrica divulgou nesta terça-feira, 27 de outubro, a lista das distribuidoras finalistas do Prêmio IASC 2015 – Índice Aneel de Satisfação do Consumidor. O prêmio reconhece as distribuidoras mais bem avaliadas com base na percepção do consumidor, aferida por meio de pesquisa realizada pela agência.

Na região Sudeste, na categoria acima de 400 mil unidades consumidoras, as finalistas são a Cemig-D, a CPFL Paulista e a CPFL Piratininga. Já no Sul, na mesma categoria, concorrem a Celesc-D, a Copel-D e a RGE. No Nordeste estão na disputa a Sulgipe, a Energisa Borborema e a Energisa Paraíba, e no Norte, a Eletrobras Roraima, Eletrobras Rondônia e a Energisa Tocantins. Na categoria maior crescimento 2015/2014 concorrem a Eletrobras Alagoas, a Celpe, a Companhia Nacional de Energia Elétrica (CNEE), a Sulgipe, a Energisa Borborema e a Energisa Sergipe.

A pesquisa foi realizada pela empresa Zaytec Brasil no período de 2 de junho a 17 de agosto de 2015. Foram entrevistados 25.186 consumidores residenciais, de forma presencial domiciliar, de 550 municípios atendidos pelas 101 distribuidoras, sendo 63 concessionárias e 38 permissionárias.

Divulgado anualmente pela Aneel desde 2000, o IASC retrata o grau de satisfação do consumidor em relação à qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica e a partir de 2002, a agência instituiu o Prêmio IASC. Neste ano, a cerimônia de premiação está marcada para o dia 19 de novembro na sede da Aneel. Para ver a relação de finalistas nas 13 categorias do Prêmio IASC, clique aqui.