A AES Tietê informou em comunicado ao mercado nesta terça-feira, 27 de outubro, que foi aprovada pelos acionistas a reestruturação societária da empresa, envolvendo a holding Brasiliana e o BNDESPar. Conforme vinha sendo anunciado desde junho, a AES Tietê será desmembrada da holding que controla o grupo. A Brasiliana será dividida em duas: uma vai controlar a atual AES Tietê que passará a se chamar AES Tietê Energia. A outra será a Brasiliana Participações, que continuará como a holding controladora das demais empresas da AES Brasil, entre elas a AES Eletropaulo (SP). De acordo com o comunicado, a reorganização societária não implicará na alteração do acionista controlador direto da AES Tiete Energia ou indireto de suas controladas, que continuará nas mãos da AES Holdings Brasil Ltda.
O sucesso da cisão parcial da AES Tietê Energia depende ainda da aprovação da redução de capital da AES Tietê Energia para oposição dos credores, a aprovação da reorganização societária pelas Assembleias Gerais da Brasiliana e da AES Tiete S.A, da aprovação das leis norte-americanas de Valores mobiliários e da ratificação da incorporação da AES Tietê pelo Conselho de Administração da Companhia Brasiliana. A cisão parcial final vai se efetivar no último dia do mês em que a última dessas condições suspensivas for implementada.
O objetivo dessa reestruturação é o de deixar a AES Tietê Energia como veículo de crescimento exclusiva da AES Brasil em geração de energia. Também vai haver uma simplificação na tomada de decisão, já que o novo acordo deixará a AES com o capital votante e o BNDES com ações preferenciais. Com a reorganização, a empresa ganha mais fôlego para voltar a investir na ampliação da capacidade instalada.
No último mês de agosto, a Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou a operação, mas condicionou que ela fosse feita em cinco etapas até que a extinção da AES Tietê se consumasse. O grupo norte-americano AES controla no Brasil, além da AES Tietê e da AES Eletropaulo (SP), a térmica de Uruguaiana e a distribuidora AES Sul, ambas no Rio Grande do Sul.