A Fundação Nacional da Qualidade premiou diversas empresas do setor elétrico no Prêmio Nacional da Qualidade, que busca certificar a excelência em gestão de empresas sediadas no Brasil. A Eletronorte Tucuruí (PA) foi reconhecida na categoria Magna cum Laude, que caracteriza as companhias que apresentam patamares de excelência de premiada por dois anos consecutivos.
Na edição de 2015 do PNQ, dezessete organizações se inscreveram, das quais quatorze efetivaram a candidatura, sendo parte representada por um conjunto de empresas sem fins lucrativos. Além da Eletronorte, o PNQ também conta com a Cemar como empresa finalista, que pode ser considerada referência em muitas práticas de gestão. Outras duas empresas do setor elétrico também recebem, ainda, o destaque por critério: a AES Eletropaulo, no Critério Processos, e a Ampla, no Critério Sociedade.
De acordo com o presidente executivo da FNQ, Jairo Martins, em um ano de incerteza política e econômica, as companhias que se submeteram ao rígido processo do PNQ são exemplos para o país. “As oito organizações reconhecidas acreditam, investem na gestão e buscam, constantemente, a excelência de suas ações”, comenta Jairo.