A In Forma Software desenvolveu para a transmissora Cteep uma plataforma de integração de sistemas capaz de tornar a execução das tarefas mais rápida e eficiente, auxiliando a tomada de decisão. O projeto, fruto do programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica, se propõe a ser uma estrutura de middleware para integração dos sistemas. O middleware é usado para transportar informações e dados entre programas de diferentes protocolos do sistema operacional.

Os investimentos foram de R$ 1,8 milhão e o projeto também contou com a participação do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco.  "Usamos a Cteep como prova do conceito, para mostrar como o middleware funcionaria na prática. Ela já está usando ele desde janeiro", explica Virgínia Sgotti, diretora de produção da In Forma. O projeto foi apresentado na última edição do Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, que foi realizado em Foz do Iguaçu (PR).

Ela conta que a Cteep possuía quatro sistemas que não eram integrados e continham informações necessárias para uma tomada de decisão. A diretora dá como exemplo uma ocorrência de desligamento, em que era necessária a consulta a um sistema que verifica se esse desligamento está ligado a descargas atmosféricas. Com a plataforma, não é necessário rever essas informações, diminuindo o retrabalho e impactando na produtividade, já que mais tarefas podem ser realizadas em menos tempo, visto que o sistema capta as necessidades e faz o direcionamento correto.

Resultados já indicam que a plataforma está impactando positivamente na operação da transmissora. Segundo Virginia Sgotti, uma ocorrência em que o procedimento durava até três minutos para ser verificado no sistema, com a plataforma precisa de apenas dez segundos. "Se acontece em torno de 50 vezes por dia a economia de tempo obtida é muito grande”, constata.

A plataforma desenvolvida pela In Forma é genérica e além de poder ser usada por outras transmissoras, também pode ser adaptada para as concessionárias de distribuição. "É possível acoplar outros sistemas a essa plataforma", afirma. Ela faz um histórico de eventos, detectando tudo que está relacionado a ele. Para a executiva, a sensibilidade ao contexto é o que deixa a plataforma mais forte, já que ela consegue reunir todo um histórico de eventos relacionados. "Se desligou uma linha e os equipamentos secundários, ele consegue detectar através da inferência do contexto, que aqueles outros desligamentos em cascata estão relacionados ao desligamento principal", avisa.

O projeto foi concluído pela In Forma em 24 meses. Os problemas que a plataforma de integração mitiga são comuns a todas as empresas, o que o deixa atrativo. "O diferencial do sistema de trazer a sensibilidade de inserir novas informações e poder enriquecer o cuidado para ajudar na tomada de decisão é um benefício para as empresas", conclui.