A Itaipu Binacional bateu por duas vezes consecutivas o recorde de geração horária de energia elétrica na última terça-feira, 20 de outubro. A primeira marca foi atingida entre 12h e 13h no horário de verão brasileiro, quando a usina produziu 14.145 MW. À tarde, a geração voltou a surpreender e a hidrelétrica gerou 14.167 MW. Antes disso, a maior geração histórica horária havia sido registrada em março de 2015, com 14.116 MW.
O recorde se deve à situação hidrológica extremamente favorável vivida por Itaipu e à capacidade de demanda do Brasil e do Paraguai. Com a cheia dos últimos doze dias, a usina está com o reservatório em 100% de armazenamento, em condições plenas de atender o consumo de energia dos dois países, sócios do empreendimento. Na sexta-feira passada, 16, mesmo suprindo toda a energia pedida pelo setor, a usina chegou a verter. O vertimento durou três dias.
Desde a última segunda-feira, a geração está em carga máxima. Nesse ritmo, a usina está respondendo por 17% de toda a energia consumida no Brasil e mais de 75% do mercado paraguaio.