A hidrelétrica de Jirau é a usina com maior índice de disponibilidade entre julho e setembro deste ano, de acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico. Em setembro, o índice foi de 99,05%. Segundo Isac Teixeira, diretor de Operação da Energia Sustentável do Brasil, esse foi o maior índice de disponibilidade no período não só entre as 141 hidrelétricas, como também entre as 85 termelétricas.

"É muito difícil ter um bom índice de disponibilidade em fase de comissionamento, visto que essa é uma fase de ajustes na operação. Mas Jirau conseguiu", declarou o diretor à Agência CanalEnergia. Segundo Teixeira, as turbinas da hidrelétrica, tanto as nacionais – produzidas pelo consórcio formado pela Alstom, Andritz e Voith -, como as chinesas, da DongFang, vem apresentando ótimo desempenho.

Pelo ranking do ONS, após a usina de Jirau, as hidrelétricas de Porto Estrela e de Salto são as que apresentam a maior disponibilidade, de 98,65% e de 98,12%, respectivamente. A ESBR contou ainda que a Agência Nacional de Energia Elétrica deverá publica na próxima quarta-feira, 21 de outubro, a operação comercial da unidade geradora 11, que será a 36ª unidade em operação comercial de Jirau. A meta, ainda de acordo com a empresa, é terminar 2015 com 41 unidades sincronizadas em teste e 39 unidades em operação comercial.