A Cemig apresentou em audiência pública realizada na última terça-feira, 13 de outubro, o seu plano de universalização da energia elétrica. O programa vai atender cerca de 55 mil residências no estado, incluindo a necessidade atual e a estimativa de demandas futuras. Representantes da empresa dialogaram sobre a questão com deputados estaduais durante a reunião da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Durante a reunião, a Cemig reafirmou o compromisso de levar energia elétrica aos domicílios rurais de sua área de concessão, composta por 774 municípios, até 2018. Com o início da execução do projeto previsto para o primeiro semestre de 2016, o Plano está sendo negociado entre a Cemig, o governo de Minas e a Aneel.
De acordo com o gerente de Gestão e Execução do Programa de Eletrificação Rural da Distribuição da Cemig, Ronaldo de Oliveira, cerca de 95% da área rural do estado possui cobertura de energia elétrica e, para atender a universalização, mais de 20 mil quilômetros de novas redes serão construídas pela concessionária. "Incluindo as atuais e as novas demandas, calculamos que será necessário fazer em torno de 55 mil novas ligações, conforme já vem anunciando em reuniões com prefeitos e outras autoridades públicas o nosso presidente, Mauro Borges Lemos", destacou.
No decorrer do encontro, foi proposta a criação de um grupo de trabalho, com participação de parlamentares, membros da Cemig e de secretarias de Estado, visando discutir as soluções que serão utilizadas para alcançar o desafio da universalização rural, além de projetos de pesquisa e desenvolvimento. A proposta deve ser deliberada nas próximas reuniões da comissão.