As fortes chuvas no Rio Grande do Sul têm causado danos nas áreas de concessão das distribuidoras locais. O temporal da noite da última quarta-feira, 14 de outubro, atingiu de forma intensa todos os bairros da Capital, sendo que os maiores problemas foram causados pela queda de árvores sobre as redes, derrubando postes, transformadores e rompendo cabos. No último boletim divulgado pela CEEE nesta quinta-feira, 15, são 157 mil clientes sem energia. Desses, 110 mil estão na capital, 30 mil em Viamão e 17 mil em Alvorada. Na área de transmissão, quatro torres caíram no rio Jacuí, que fica entre os municípios de Eldorado e Guaíba, afetando o fornecimento em Eldorado. Um comitê de crise foi reunido para agilizar os trabalhos de recuperação do sistema. A distribuidora colocou 115 equipes mobilizadas para atender as ocorrências.

Na AES Sul, entre o fim da tarde da última quarta-feira e a manhã desta quinta-feira, ventos com velocidade acima de 100 km/h derrubaram árvores, postes, torres de linha de transmissão e danificaram diversos equipamentos elétricos. Aproximadamente 300 mil clientes estão sem energia na área de concessão, sendo que 125 mil são na região metropolitana. Sete linhas de transmissão da AES Sul foram desligadas devido à queda das torres. Elas levam energia para 109 mil clientes de Quaraí, Uruguaiana, São Sepé, Formigueiro, Caçapava do Sul, Jaguari, São Pedro do Sul, Santiago, São Francisco de Assis, Cacequi, Faxinal do Soturno e Agudo. A queda de uma linha da CEEE afetou 53 mil clientes da AES Sul em Canoas e Nova Santa Rita. A AES Sul colocou todo o seu contingente de mais de mil eletricistas e técnicos em campo para atender as ocorrências. Além desse contingente, a concessionária está contratando equipes de eletricistas no mercado para reforçar o atendimento.

Já na RGE, a outra grande distribuidora do estado, são cerca de 80 mil clientes sem energia devido aos temporais. O maior número de casos concentra-se nas cidades de Taquara, Gravataí e Erechim.