A espanhola Gamesa e o governo da Bahia assinaram um acordo com a meta de desenvolver a inovação em energias renováveis na região. Entre os termos do acordo estão a implantação da Universidade Gamesa, especializada na formação de operários para os serviços de operação e manutenção de naceles, que terá capacidade de atender 200 pessoas ao ano. A previsão é de inicio de operação em 2016.
Além dessa iniciativa, está ainda prevista a possibilidade de instalação de uma unidade de testes de naceles associada a uma universidade pública no estado. Outro ponto do acordo assinado na Espanha é a implantação de laboratórios para a homologação de equipes da Gamesa que incentiva a transferência de conhecimento sobre a energia eólica à região.
Somente o Brasil representou 22% das vendas totais de aerogeradores da Gamesa em 2014. A empresa, que está no país desde 2011 com um centro de produção no município de Camaçari (BA), ampliou recentemente sua fábrica. Segundo cálculos da própria empresa, já foram instalados mais de 1 GW em capacidade instalada no Brasil e há 1,5 GW em pedidos no país. A empresa realiza a gestão dos serviços de operação e manutenção de 700 GW por aqui.