A AES Eletropaulo fechou um acordo com a Siemens para o fornecimento de uma plataforma para o gerenciamento de dados da medição e aplicação de smart grid, a EnergyIP. Esse é mais um passo no projeto de implantação de redes inteligentes da distribuidora em Barueri, na Grande São Paulo, e que está em andamento desde o ano de 2014.

Com esse novo acordo a empresa tem a possibilidade de obter maior eficiência operacional, melhoria nos indicadores de qualidade de serviço e redução das perdas comerciais. A nova ferramenta permitirá à concessionária a redução de custos diretos e indiretos por meio da funcionalidade de corte-religa remoto e transmissão de dados da medição em tempo real, assim como, proteger a receita contra perdas e fraudes.
Já os consumidores terão como funcionalidade adicional, gerenciar seu consumo também em tempo real por meio do sistema comercial da AES Eletropaulo evitando o uso de energia no horário de pico, quando a tarifa é mais elevada. De acordo com a AES Eletropaulo, a intenção é ampliar o projeto com a automação da rede de distribuição e novas aplicações de software que permitirão integrar outros componentes, como a geração distribuída e permitir aos consumidores a gerar sua própria energia colocando o excedente na rede de distribuição.