A Norte Energia concluiu as obras de construção da ponte Transamazônica. A ponte foi liberada para o tráfego na manhã da última quarta-feira, 7 de outubro. A obra, segundo a companhia, possibilitou a recuperação e reestruturação de 5,2 quilômetros de extensão e foi concluída após pouco mais de nove meses de trabalho. O objetivo do empreendimento foi possibilitar a escavação do canal de fuga da UHE Belo Monte sem interromper o fluxo de veículos.

A nova ponte atravessa o canal por onde as águas do rio Xingu retornarão ao curso normal em dezembro deste ano, em acordo com a Agência Nacional de Águas e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. De acordo com o diretor de obras da Norte Energia, Antônio Kelson Elias Filho, a estrutura foi projetada e executada com o que há de mais moderno em termos de tecnologia.

“A ponte atende todos os critérios de segurança exigidos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Ela comporta as cargas mais pesadas possíveis, inclusive por conta de termos a possibilidade de, futuramente, trafegar pelo local com peças da usina. Junto ao DNIT garantimos a construção de espaço para que ciclistas e pedestres possam utilizá-la sem a ocorrência de acidentes, por isso também priorizamos sinalização e iluminação pública de qualidade”, assegurou.