A GE anunciou nesta quinta-feira, 8 de outubro, a criação da startup Current, que vai integrar os negócios de LED, solar, armazenamento de energia e veículo elétrico da companhia a sua plataforma de força industrial Predix. A ideia é identificar e oferecer soluções mais econômicas e eficientes em termos de energia para os clientes. Maryrose Sylvester, presidente e CEO da GE Lighting, vai estar no comando da nova empresa.

"A Current combina produtos e serviços da GE para eficiência energética, energia solar, armazenamento e energia no local, com as nossas capacidades digitais e analíticas para oferecer aos clientes – hospitais, universidades, lojas de varejo e cidades – soluções de energia mais rentáveis", disse Jeff Immelt, CEO Global da GE. Segundo ele, a criação de uma nova empresa GE reforça o compromisso de desenvolver energia para um patamar elevado, com foco em resultados personalizados para os clientes comerciais e industriais, municípios e parceiros de serviços públicos, e oferecer uma plataforma que pode ser atualizada à medida que avanços tecnológicos são feitos.

A Current começará com mais de US$ 1 bilhão em receitas e aproveitará o legado em energia e as profundas raízes tecnológicas da GE. A meta é transformar a empresa em um negócio de US$ 5 bilhões até 2020. Além disso, trará ao mercado uma oferta holística de energia como serviço, que não existe na indústria hoje, incluindo hardware habilitado para sensores, software, execução, gestão de produtos e soluções de financiamento. Por meio do Predix, a GE irá analisar o consumo de energia e fornecer aos clientes dados sobre padrões e necessidades, juntamente com recomendações para aumentar a eficiência – desde a redução dos níveis de energia até a geração de energia no local, criação de novos fluxos de receita para os clientes através da utilização de sensores e sistemas em rede em edifícios. Estas soluções avançadas vão ajudar os clientes a economizar cerca de 10% a 20% em suas contas de energia, e ajudar os parceiros de serviços públicos a gerenciar melhor a sua carga distribuída.