A demanda por grupos geradores na região Centro-Oeste levou a Distribuidora da Cummins na região a um aumento nas vendas de 74,1% até setembro. A região concentra quase metade da produção brasileira de grãos. Para manter suas operações em campo, produtores rurais, pecuaristas e agricultores familiares têm investido em sistemas alternativos de energia. De acordo com José Luiz Martin, diretor de operações da Distribuidora Cummins Centro-Oeste, além da agroindústria, a empresa também tem atendido projetos para outros setores do mercado. Ela possui 46% de participação no mercado de grupos geradores na região Centro-Oeste, com consultores de vendas nas filiais em Brasília (DF), Palmas (TO) e Rio Verde (GO).

Até o final de 2014, as vendas de geradores no estado representavam 3,8% do faturamento total da DCCO. Segundo Martin, a meta é atingir 5,5% em 2015 e manter o resultado em 2016. Ainda de acordo com ele, o bom resultado vem de ações como treinamento e acompanhamento do consultor de vendas dedicado a venda de geradores e implantação das estratégias de marketing em hospitais, condomínios e postos de combustível no estado. Além disso, a empresa promoverá o Open Energy Day para desenvolver novas parcerias comerciais. Esse tipo de evento permite uma integração entre os profissionais do setor e aproxima ainda mais do mercado.

A empresa vai apresentar no evento as vantagens competitivas de usar grupos geradores em regime de operação no horário de ponta, que garante uma economia de até 30% nos gastos com energia. Um dos cases que vã ser mostrados é o da empresa Pão da Hora Comércio e Indústria de Alimentos, que aumentou sua produção e precisou de mais um gerador para atender a demanda de energia no horário de ponta.