A ABB anunciou na última quinta-feira, 1º de outubro, que vai fornecer sistemas integrados de eletrificação, automação e otimização de processos para a nova planta da Fibria, empresa global especializada na produção de celulose de eucalipto. A unidade, que está localizada no Mato Grosso do Sul, terá as obras de construção civil do projeto "Horizonte 2" iniciadas no fim de 2015, com a previsão de entrada em operação para 2017.
Atualmente, a unidade da Fibria em Três Lagoas (MS) já é uma das maiores produtoras de celulose do mundo. Uma vez concluída, a nova unidade produtiva mais que dobrará a capacidade total da planta ao proporcionar um acréscimo de produção de 1,75 milhões de toneladas de celulose por ano. A produção do recurso pela Fibria é empregada em diversos produtos incluindo lenço de papel, impressões e papelaria. A ABB está fornecendo uma solução integrada de eletrificação e automação que será aplicada em quase todas as áreas de processos, permitindo o controle e operação da nova unidade em conjunto com a instalação produtiva já existente. O fabricante de celulose de eucalipto de fibra curta contratou este projeto junto à ABB a partir de critérios técnicos e comerciais.
O escopo do projeto consiste em expandir a subestação primária, a tecnologia das subestações isoladas a gás, os transformadores de distribuição da planta e os transformadores de potência dos geradores, bem como os painéis de baixa tensão, inversores de frequência, motores de baixa e média tensão e SDCD. Também vem integrado um sistema de otimização de ativos que permite a ABB monitorar as operações de forma remota a milhares de quilômetros do local para prover dados de controle que auxiliem a Fibria em suas decisões relativas a engenharia de manutenção, o que ajudará este fabricante de celulose a otimizar seus procedimentos estratégicos de manutenção.