O consumo de energia elétrica no país caiu 2,1% em agosto, na comparação com o mesmo mês de 2014, de acordo com a Empresa de Pesquisa Energética, totalizando 37.736 GWh. O resultado é influenciado pelo desempenho do setor industrial, que registrou a décima oitava queda seguida e a maior no ano, de 5,7%.

Nas residências, permanece a tendência de queda no consumo, devido ao momento adverso da economia, com as famílias evitando a aquisição de novos eletrodomésticos, e ao aumento nas tarifas de energia. No mês, houve retração de 1,5% no consumo. A classe comercial apresentou pequeno avanço em quase todas as regiões, com consumo crescendo em média 0,6%.

No acumulado até agosto, a queda do consumo de energia no país foi de 1,5% e nos últimos 12 meses, de 0,4%. O segmento industrial reduziu o consumo em 4,3% no acumulado do ano e em 4% nos últimos 12 meses. Já no setor residencial houve queda de 0,6% no acumulado do ano e crescimento de 1,2% nos últimos 12 meses. O setor comercial, segundo dados da EPE, é o único a apresentar alta até agosto, com aumento no consumo de 1,4%. Nos últimos 12 meses, a alta chega a 3%.

Entre as regiões do país, a Norte foi a única a apresentar crescimento no consumo de 9,5% em agosto. A maior queda ocorreu no Centro-Oeste (-3,2%), seguida pelo Sudeste e Sul (-3%) e pelo Nordeste (-2,8%).