A maior turbina já fabricada no Brasil voltada para o setor sucroalcooleiro já está a caminho de Minas Gerais. O equipamento da Siemens, de 73,4 MW de potência e mais de setenta toneladas, fará parte da expansão de uma das principais plantas da Usina Delta (MG). O equipamento terá capacidade de geração total de 376.503 MWh/ano, quantidade suficiente para abastecer anualmente uma cidade como São Bernardo do Campo, em São Paulo, que possui 200 mil residências. Este é o primeiro projeto de turbina a vapor para o setor de açúcar e etanol, no Brasil, que dispensa o uso do redutor com acionamento direto para o gerador.

A turbina pode ser utilizada tanto para condensação quanto para contrapressão e está apta para altas condições de pressão e temperatura de vapor. O seu transporte foi iniciado no dia 22 de setembro, saindo de Jundiaí (SP), e irá passar pelas cidades de Campinas, Limeira, Piraçununga, Ribeirão Preto, Horlandia, Ituverava, entre outros, até chegar a seu destino, no fim deste mês, na cidade de Delta (MG).

O projeto visa a otimização da usina de açúcar e álcool a fim de maximizar a geração de energia durante os períodos de safra e entressafra, por meio da implementação do ciclo regenerativo. Esta solução influencia de forma positiva no rendimento da operação, contribuindo para geração adicional de energia. Neste contexto, a Delta terá capacidade para suprir a necessidade de consumo interno e comercializar os excedentes para o Sistema Integrado Nacional.