A Celpe iniciou, em Fernando de Noronha (PE), o projeto de modernização do sistema de medição de energia elétrica da ilha. Num período de três meses, a concessionária irá instalar dispositivos de medição em oitocentas unidades consumidoras situadas no arquipélago. Até o momento, cento e cinquenta equipamentos já foram instalados. Os novos medidores serão interligados a um software que permitirá ao cliente acompanhar, em tempo real, a evolução do consumo e realizar a gestão do uso da energia elétrica. A inovação é uma das etapas do projeto de implantação das Redes Elétricas Inteligentes em Noronha.
Após concluir as instalações, a Celpe lançará um portal eletrônico, exclusivo para os clientes da ilha, que disponibilizará informações detalhadas sobre o consumo de energia do estabelecimento, a partir do dispositivo de medição. Ao acessar pela primeira vez, o usuário será convidado a criar uma senha de acesso que irá garantir a confidencialidade dos dados. Na página, o cliente terá a oportunidade de estabelecer uma meta de consumo mensal e poderá acompanhar a evolução diária. Além disso, caso deseje, receberá mensagens de alerta, via e-mail, quando estiver próximo de ultrapassar a meta determinada. Como vantagem, a iniciativa amplia a possibilidade de acompanhamento, planejamento e controle dos gastos com energia, evita o desperdício e permite o consumo consciente e eficiente da energia elétrica.
Nos últimos três anos, a Celpe vem realizando uma série de inovações no sistema elétrico de Noronha. As ações fazem parte do projeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, regulado pela Aneel e coordenado pela concessionária, para implantação das REIs no arquipélago. Com a conclusão dessa fase, a tecnologia smart grid começa a operar na ilha. O sistema reúne as principais tecnologias nas áreas de medição, telecomunicações, tecnologia da informação e automação em um único produto. Entre os benefícios, permitirá o controle remoto de praticamente todos os processos, como leitura e religação, além da identificação e correção mais rápida de falhas no sistema. De acordo com a Celpe, a nova tecnologia aperfeiçoa o monitoramento ao serviço prestado, uma vez que eventuais desligamentos são identificados no mesmo momento e o restabelecimento do sistema pode ser executado de forma remota.
No total, estão sendo investidos no projeto recursos da ordem de R$ 17,5 milhões. A iniciativa conta com a parceria do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em telecomunicações, da Universidade Federal de Pernambuco, do Governo do Estado e da Universidade de Pernambuco. Com a finalização do projeto, a ilha de Fernando de Noronha se tornará o primeiro local de Pernambuco a contar com REIs, instaladas pela Celpe. O lugar foi escolhido por apresentar uma arquitetura ambiental diferenciada. O resultado proporcionará uma maior qualidade e confiabilidade dos serviços de energia atrelados à preservação ambiental, a eficiência energética e a sustentabilidade do paraíso ecológico.