O Esquema Regional de Alívio de Carga foi acionado na manhã da última terça-feira, 22 de setembro, após desligamento automático da barra A3 da subestação de 500 kV e de quatro turbinas da usina de Itaipu 60 Hz. A frequência do Sistema Interligado Nacional reduziu instantaneamente para 58,6 Hz, provocando o desligamento automático da usina nuclear de Angra 1 e causando a interrupção de 240 MW de carga em quatro estados.

O mais afetado foi o Paraná com o corte de 164 MW, seguido por Amapá (46 MW), Amazonas (27 MW) e Maranhão (5 MW). O problema começou às 11:35 e a normalização das cargas nos estados foi concluída às 11:59 horas. Segundo o ONS, houve também redução natural, momentânea, de carga de outras distribuidoras e consumidores livres do SIN.

A Eletronuclear já informou o retorno da usina nuclear ao sistema na madrugada desta quarta-feira, 23, e a previsão de retomada de 100% da capacidade até o fim do dia. As unidades geradoras de Itaipu também foram religadas. Já a barra A3 da subestação está prevista para retorno na próxima quinta-feira, 24.