Eletrosul e Celesc firmam parceria com Telebras

Empresas buscam reforçar suas redes de telecomunicações

A Eletrosul e a Celesc assinaram na última sexta-feira, 11 de setembro, em Florianópolis (SC), um acordo de serviços de telecomunicações com a Telebras. No caso da Eletrosul, foi estabelecido apenas um aditivo ao contrato firmado há dois anos com a empresa, que prevê o compartilhamento de infraestrutura de telecomunicações. A empresa dispõe hoje em dia de aproximadamente 4,5 mil quilômetros de redes de fibras ópticas instaladas junto aos cabos para-raios de suas linhas de transmissão, que fazem parte da parceria com a Telebras. Um dos objetivos da cooperação é expandir os serviços de internet de banda larga para a região Sul e Mato Grosso do Sul.

O presidente da empresa de telecomunicações, Jorge Ricardo Bittar, adiantou que o acordo realizado com a Eletrosul abre perspectivas de levar banda larga, inclusive, para países vizinhos. Isso, considerando, por exemplo, que a estrutura de telecom da Eletrosul – instalada para atender seus parques eólicos no extremo Sul – já está muito próxima da fronteira com Uruguai.

A Celesc, por sua vez, assinou um termo que estabelece a interligação das redes das empresas para atender a pequenos provedores da região às chamadas Redes de Governo nos níveis federal, estadual e municipal. Está prevista ainda a integração, o compartilhamento ou cessão de espaços físicos para alocação de equipamentos e infraestrutura de telecomunicações, visando aprimorar o uso desses recursos. Outro ponto de interesse comum é o fortalecimento e a criação de alternativas de pontos de troca de tráfego que possam ser agregados às redes das duas empresas na região catarinense.