A Kaydon, subsidiária da sueca SKF, inaugurou oficialmente nesta quinta-feira, 10 de setembro, sua fábrica de rolamentos para atender o mercado eólico nacional. Segundo dados da empresa, a unidade, que fica localizada no município de Cajamar (SP), recebeu investimentos de US$ 22 milhões e demorou um ano desde sua idealização até o início de sua operação.
De acordo com o presidente da SKF no Brasil, Claudinei Reche, a unidade ainda não está totalmente operacional. Faltam ainda as pontes rolantes, o que, segundo ele, limita a operação da nova fábrica em dois sets de rolamentos por semana, cada set é composto por três rolamentos que são colocados nas pás eólicas. A expectativa da empresa é de que em 40 dias a unidade esteja plenamente operacional e aí alcançará a capacidade de cinco sets de rolamentos para atender o setor eólico.
“Por enquanto, a empresa conseguiu permissão do BNDES para importar um set a cada dois produzidos no Brasil”, disse ele em entrevista coletiva após a cerimônia de inauguração. Esse acordo, complementou ele, deve-se ao fato de que os produtos da Kaydon, que tem origem nos Estados Unidos, já atender a necessidade de conteúdo local do banco de fomento federal.
Esse investimento da Kaydon foi viabilizado em função de diversos aspectos do mercado eólico brasileiro, mas o contrato de fornecimento com a GE foi fundamental para que o projeto fosse colocado em andamento. Tanto que a empresa revela que a multinacional norte-americana é a única cliente dessa unidade mas que já há conversas com outros potenciais fabricantes. Contudo, novos acordos só deverão ser fechados em cerca de 10 meses, estimou o executivo.
Ao se confirmar esse crescimento em relação ao que a fábrica tem de capacidade há dois caminhos a seguir. O primeiro é aumentar um turno de trabalho com a estrutura já existente para chegar a até oito sets de rolamentos, sem a necessidade de grandes investimentos. Agora, se a demanda crescer ainda mais a empresa não descarta realizar novos investimentos em uma nova unidade de produção.