O presidente da Chesf, José Carlos de Miranda Farias, recebeu o título de “Embaixador do Vento” na última terça-feira, 1º de setembro. A homenagem prestada pela Associação Brasileira de Energia Eólica durante a sexta edição do Brazil Wind Power é em função dos trabalhos realizados pelo executivo no período em que foi diretor de Estudos de Energia Elétrica da Empresa de Pesquisa Energética, cargo que ocupou de 2005 a 2015.

Miranda é um entusiasta da energia produzida pelo vento e participou dos estudos e da formatação dos leilões que transformaram a eólica na fonte mais competitiva e que mais cresce no Brasil.   “Em reconhecimento a sua relevante atuação, seriedade, dedicação e contribuição para o setor elétrico brasileiro, com destaque para a energia eólica, uma fonte limpa, renovável e competitiva, com grande potencial de desenvolvimento no país, a Associação Brasileira de Energia Eólica – ABEEólica tem a honra de nomeá-lo como Embaixador do Vento no Brasil”, diz o texto grafado na placa comemorativa entregue à Miranda.

A atuação do executivo envolvendo o planejamento do setor elétrico foi essencial para permitir que a energia eólica hoje tenha 7 GW em operação, podendo chegar a 9 GW ao final de 2015, com outros 11 GW já contratados e prontos para serem construídos nos próximos anos. Hoje a energia eólica abastece 12 milhões de residências brasileiras e evita a emissão de 12 milhões de toneladas de gás carbônico. A fonte proporciona ainda benefícios socioeconômicos, melhorando condições de comunidades, gerando renda e desenvolvimento, tendo criado até o momento mais de 100 mil postos de trabalho.