A Agencia Nacional de Energia Elétrica abriu audiência pública com proposta de alteração das regras de comercialização, para permitir que restrições elétricas entre submercados resultantes de atrasos em linhas de transmissão sejam consideradas na formação do Preço de Liquidação das Diferenças. O texto em audiência autoriza o uso de novas versões dos modelos computacionais Newave e Decomp pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico e Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.
A CCEE já havia consultado a Aneel sobre o tratamento a ser dado às usinas de Santo Antônio e Jirau, para efeito de representação no modelo Newave, usado no cálculo do PLD. A conclusão da agência, após levar a discussão à consulta pública, é de que a manutenção das restrições elétricas nos dois modelos “representa melhor a realidade física, conferindo uma oferta de geração compatível com a que deverá ocorrer, tornando mais adequada a sinalização de preços ao mercado.” Para que essa representação se reflita, porém, na formação de preço, será necessária ainda manifestação formal da Comissão Permanente para Análise de Metodologias e Programas Computacionais do Setor Elétrico.
O texto preliminar em audiência pública ficará disponível para contribuições a partir desta quarta-feira, 2 de setembro. As contribuições poderão ser enviadas até o próximo dia 15 para o email ap058@aneel.gov.br, ou por correspondência para o endereço SGAN, Quadra 603, Módulo I, Térreo, Protocolo Geral, CEP 70830-110, Brasília, DF.