O Ministério de Minas e Energia vai publicar na próxima quarta-feira, 2 de setembro, a portaria 416, que trata da revisão das garantias físicas de eólicas que são construídas para o ambiente de contratação livre. De acordo com o ministro Eduardo Braga, a revisão vai habilitar essas eólicas participem de leilões de energia. "Vamos abrir anualmente a revisão de garanta física para os parques eólicos, o que permitirá atualizar a geração", explicou Braga, que participou da abertura do Brazil Windpower 2015, realizado nesta terça-feira, 1º de setembro, no Rio de Janeiro (RJ).
Caso a usina tenha uma geração maior que a da sua garantia, ela não pode entrar nos certames por não ter a alteração. Ainda de acordo com o ministro, algumas eólicas são planejadas inicialmente para operarem com um determinado tipo de tecnologia nos seus aerogeradores, mas na sua implantação, acabam adotando uma mais moderna e eficiente, o que acaba por lhe dar uma performance melhor. Segundo ele, a alteração na revisão pode trazer como benefício a queda no preço da fonte no certame. "Muito provavelmente aumentará a possibilidade de disputa nos leilões, o que trará uma redução ainda maior no preço de energia eólica", avisa.
A adesão ao processo de revisão será voluntária por parte do gerador eólico. Antes não havia deliberação alguma sobre o tema. A revisão era um pleito do setor eólico e vinha de uma negociação que durou quase dois anos, fruto de uma audiência pública.