A agência de classificação de risco Fitch afirmou nesta quinta-feira, 27 de agosto, o Rating Nacional de Longo Prazo ‘A+ (bra)’ da Triunfo Participações e Investimentos S.A. e de suas emissões de debêntures sem garantias reais. Ao mesmo tempo, a agência revisou a perspectiva do rating corporativo de negativa para estável.

De acordo com a agência, a revisão da perspectiva do rating da Triunfo de negativa para estável, segue o anúncio da assinatura de contrato de venda da totalidade de sua participação à China Three Gorges Brasil nas controladas Rio Verde, Rio Canoas e TNE. Os recursos da operação devem entrar no caixa da empresa após a aprovação dos órgãos de controle no curto prazo. Esses recursos deverão utilizados principalmente para reduzir de forma relevante o endividamento líquido da holding. A Fitch entende que a decisão da companhia é positiva e altamente necessária para preservar o rating na atual categoria.

Ainda de acordo com a agência, a afirmação dos ratings reflete a manutenção do adequado perfil de negócios da Triunfo, que é baseado em diversificada carteira de ativos. Embora uma elevação do rating não seja provável a médio prazo, as classificações poderão ser afetadas positivamente, caso haja consistentes melhoras nos indicadores de crédito consolidados. Por outro lado, os ratings poderão ser negativamente impactados, caso a venda de ativos em curso não seja aprovada ou a conclusão da transação fique pendente por um longo prazo.