A Copel informou nesta quinta-feira, 27 de agosto, que as fortes chuvas que tiveram início na noite da última quarta-feira no Paraná atingiram todo o Estado, danificando as redes urbanas e rurais de distribuição e interrompendo o fornecimento de energia desde a região oeste até Curitiba durante a madrugada.
No momento, 260 mil consumidores estão sem energia no Paraná, o que equivale a 6% do total de unidades atendidas pela distribuidora (4,3 milhões). A Copel tem cerca de mil eletricistas atuando para normalizar a rede em todo o Estado. A companhia considera o temporal de média intensidade, mas de larga abrangência, gerando ocorrências em praticamente todos os municípios. A maior parte dos desligamentos se concentra nas regiões leste e centro-sul. A região de Londrina registrou o menor número de danos.
Na região leste, as ocorrências se concentram ao norte da capital. Em Curitiba, há 77 mil consumidores sem energia, ou 9% dos consumidores atendidos na cidade. Em Ponta Grossa, 6% dos consumidores do município, ou 7 mil unidades, estão desligados. O temporal teve início nas regiões oeste e sudoeste entre 23:30 e 24 horas de quarta-feira, quando 120 mil unidades consumidoras chegaram a ficar sem energia. Na região, os serviços foram restabelecidos gradativamente durante a madrugada e pela manhã restavam ainda em torno de 14 mil interrompidos. As cidades de Cascavel e Foz do Iguaçu registraram rajadas de vento de até 80 quilômetros por hora. Em Cascavel há no momento trabalho de troca de dois postes quebrados na rede urbana, e 300 consumidores desligados.