A Norte Energia concluiu a descida do rotor da primeira unidade geradora da casa de força principal da UHE Belo Monte. Na última segunda-feira, 24 de agosto, a peça foi transportada da área de montagem para o poço da turbina por meio da ponte rolante principal, com capacidade de carga de 800 toneladas. A operação foi executada no Sítio Belo Monte.

Com 320 toneladas, oito metros e meio de diâmetro e cinco metros de altura, o rotor é o componente principal da turbina. A descida da peça foi executada dentro do planejamento da montagem eletromecânica do empreendimento e envolveu todos os processos de engenharia e segurança requeridos. O rotor é a peça mais importante da turbina, o núcleo gerador de energia em uma hidrelétrica. As treze pás do equipamento recebem a água do rio e transformam a energia cinética em energia mecânica, transmitida ao rotor do gerador para produzir energia elétrica. Após a descida do rotor a próxima peça a ser descida na unidade geradora de nº 1 será o eixo da turbina.

A casa de força principal, no Sítio Belo Monte, terá dezoito turbinas com capacidade instalada 611,11 MW cada uma. A hidrelétrica terá também uma casa de força complementar, que está em fase de conclusão, no Sítio Pimental, a qual gerará 233,1 MW com seis turbinas com potência unitária de 38,8 MW cada. A usina gerará energia já em novembro, com a operação da primeira unidade geradora da casa de força complementar. Em março de 2016, a primeira turbina da casa de força principal deve ser ativada. De acordo com o cronograma do contrato de concessão da UHE, Belo Monte entrará em plena operação em 2019.

Belo Monte será a maior hidrelétrica genuinamente brasileira. O empreendimento está sendo construído pela Norte Energia no rio Xingu, no Pará, e terá capacidade instalada total de 11.233,1 MW. A energia gerada vai beneficiar cerca de 60 milhões de brasileiros em dezessete estados do país.