O projeto Comunidade Eficiente II, desenvolvido por meio do Programa de Eficiência Energética da Eletrobras Distribuição Rondônia, foi premiado no Seminário de Eficiência Energética do Setor Elétrico, realizado bienalmente pela Agência Nacional de Energia Elétrica. Em sua quarta edição, o evento ocorreu de 17 a 19 de agosto, na Bahia. Com quase quarenta mil famílias beneficiadas, o Comunidade Eficiente II atendeu aos municípios de Porto Velho, Jaru, Rolim de Moura, Espigão do Oeste, Cacoal e Vilhena, totalizando 39.296 visitas domiciliares.

O Projeto foi realizado entre outubro de 2012 e setembro de 2013, com o objetivo de promover a diminuição do consumo de energia elétrica por meio de palestras educativas quanto ao uso eficiente da energia elétrica e a substituição de equipamentos ineficientes por aqueles com selo Procel Eletrobras. A meta foi a substituição de 3.500 geladeiras, 40 mil lâmpadas, implantação de 500 padrões de entrada de energia e realização de 30 mil visitas domiciliares. Ainda foram realizadas quarenta ações socioeducativas, cadastramento de consumidores na Tarifa Social de Energia Elétrica e palestras sobre consumo eficiente. As lâmpadas e geladeiras ineficientes passaram por um processo de manufatura reversa, atendendo às leis ambientais vigentes.

Além disso, os municípios de Porto Velho e Jaru também foram contemplados com a implantação de padrões de entrada de energia, e 500 famílias puderam sair da clandestinidade e regularizar seu cadastro junto à Concessionária. O investimento ultrapassou R$ 5,2 milhões resultando em uma economia de energia de 7.340,61 MWh/ano. O prêmio foi entregue pelo superintendente da Aneel, Máximo Luiz Pompermayer, ao gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Eficiência Energética da Eletrobras Distribuição Rondônia, Ildefonso Madruga.