Cesbe lidera consórcio construtor da UHE Itaocara

CR Almeida, J. Malucelli e Voith compõem grupo, que prevê construir hidrelétrica em 29 meses

Com previsão de conclusão em 29 meses, a Cesbe Engenharia e Empreendimentos, em parceria com a CR Almeida, J. Malucelli e Voith Equipamentos, lidera o consórcio para a construção da UHE Itaocara I (RJ – 150 MW), localizada no Rio Paraíba do Sul, na região noroeste fluminense. A hidrelétrica irá gerar energia suficiente para abastecer uma cidade de 400 mil habitantes. As obras civis terão um pico de 1.800 colaboradores. A Voith, que é o fornecedor de equipamentos, contará com 200 colaboradores. O início das obras está previsto para janeiro de 2016 e a usina entrará em operação no final de 2018.

Segundo o Diretor Comercial da Cesbe, Paulo Talamini Espinola, a obra é de grande importância, porque o investimento no Brasil em novos contratos de forma geral, tanto industrial quanto em outras áreas, está baixo. Segundo ele, no último leilão A-5, Itaocara foi a única UHE contratada em todo o país. Espinola ressalta que há uma grande preocupação com os prazos, colocando todos os esforços ao longo da obra para cumprir os prazos.

O Consórcio UHE Itaocara, é formado pelas empresas Cemig GT e Itaocara Energia Ltda, do Grupo Light. O empreendimento tem concessão de 30 anos e já possui as Licenças Prévia e de Instalação, emitidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis.