A Eletrobras Distribuição Rondônia está executando obras de reforma e ampliação de redes de distribuição de média e baixa tensão, com o intuito de regularizar a energia de 10 mil consumidores em vinte e dois bairros de Porto Velho, em Rondônia. Os recursos, da ordem de R$ 25,2 milhões, vêm da parceria com o Banco Mundial para financiamento do projeto Energia+.
Com essas obras, os moradores terão instalações elétricas mais seguras com significativa redução dos riscos de curtos-circuitos. O fornecimento de energia terá mais qualidade e confiabilidade sem oscilação de tensão, evitando, dessa forma, danos em equipamentos elétricos. A correta ligação desses clientes à rede da Eletrobras vai trazer diversos benefícios aos moradores, como o uso da fatura de energia para comprovação de endereço, possibilitando a abertura de crediários e contas bancárias, por exemplo.
Paralelamente às obras, os moradores vão receber orientações sobre o uso adequado da energia, como evitar desperdícios e também dicas de segurança por meio de uma ação do setor de comunicação da distribuidora. Haverá encontros agendados com as lideranças das comunidades para apresentação do Projeto Energia+, seus benefícios e a distribuição de cartilhas educativas. As obras iniciam na primeira quinzena de agosto nas ocupações dos bairros Rosalina de Carvalho e Cascalheira.