Os consumidores da Empresa Luz e Força Santa Maria (ES) vão ter a partir do próximo dia 15 de agosto um reajuste com efeito médio de 4,18%. Na nova tarifa definida pela Aneel em reunião realizada nesta terça-feira, 11 de agosto, os consumidores da baixa tensão terão reajuste de 4,35%, enquanto os da alta tensão terão uma conta 3,65% mais alta. A EFLSM tem 105 mil unidades consumidoras e teve faturamento de R$ 209 milhões em 2014.
Na votação do reajuste, a ELFSM argumentou sobre o percentual da incidência maior de PIS/Confins na compra de energia, uma vez que ela é suprida pela Escelsa (ES) e que a alta incidência penaliza os consumidores na tarifa final. Para o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, a agência deve se posicionar urgentemente sobre o assunto. Sensível ao tema, ele lembra do impacto levado para a tarifa.
Já na Empresa Força e Luz João Cesa, o aumento terá efeito médio de 7,64% para os consumidores. Na alta tensão, o impacto será de 8,42% e na baixa tensão, de 7,37%. A João Cesa, que é suprida pela Celesc, tem 6.560 unidades consumidoras e faturou R$ 6,7 milhões em 2014. O reajuste também será aplicado a partir do dia 15 de agosto.